sábado, 6 de novembro de 2010

Relato de adolescente grávidas;

 Quando ela nascer, só ela vai ficar feliz.”, diz uma das gestantes adolescentes ao referir-se ao bebê que vai nascer.

As adolescentes grávidas revelam em suas fantasias a busca de um novo modelo familiar, refazendo a trajetória do herói que se lança na tarefa de mediador de diferente níveis, das diferenças, do resgate de si mesmas. Haverão de se confrontar com seus medos, da deformação do corpo, da má formação do bebê, da morte, do abandono, da fome, da dor, presentes em seus relatos. O parto é descrito como momento de dor, de desamparo e de ameaça de morte.

”Eu não tenho raiva dele. Eu amo ele! Ele foi pra Bahia mas vai voltar., diz G., 15 anos, abandonada pelo namorado quando este soube que ela estava grávida.
 
A adolescente sonha com o amor romântico, mas sonha principalmente em formar uma nova família reparadora da família de origem. Ter um companheiro, pai da criança ou não, é uma forma de manter- se dentro de um conceito de moralidade ou de ter um provedor.


- “Quando ela nascer só ela vai ficar feliz!...”, palavras de uma adolescente grávida em relação ao sua filha que iria nascer.

- “Minha mãe diz que minha gravidez vai me separar dela ...”, palavras de outra adolescente sobre o relacionamento com sua mãe durante a sua gravidez.


 Adolescente 1Muda a vaidade, a gente tem que ser mais responsável, a gente não tem mais o direito de fazer o que a gente fazia antes e algumas meninas também deixam de cuidar delas para cuidar da criança.”

Adolescente 2Nós não temos a mesma liberdade como antes e também a adolescente sofre com o amadurecimento.”

Adolescente 3Muda muito porque ela vai ter que parar de estudar para trabalhar.”

Algumas falas das adolescentes : “Se ele não quer desse jeito a gente faz algo pior.” Falando do pai autoritário que não permite que ela namore. (M. , 17 anos, que engravidou e saiu de casa para morar com o namorado ).
Ela fisicamente vitimizada pela mãe até os 15 anos, e depois espancada pelo irmão. Quando engravidou estava saindo com um rapaz há seis meses e sabia sobre a necessidade do uso de contraceptivos. Diz que não sabe o que aconteceu. Mudou-se para a casa do namorado que havia sido preso por tráfico de drogas e tinha 22 anos. Conta que a avó também abusava fisicamente de sua mãe.

A que ponto o mundo chegou? O que será preciso fazer para que essa falta de amor não continue destruindo familias, vidas e sonhos!
O que nós podemos para reverter essa situação?


É preciso amar as pessoas como se não ouvesse amanhã!

8 comentários:

  1. Eu acho que são situações muito dificeis, so quem vive sabe.. Mas como diz a musica: É preciso amar as pessoas como se não ouvesse amanhã! ♪
    Seguindo você! Beijoss

    ResponderExcluir
  2. MInha irmã teve um filho quando adlescente, mas ao contrario de alguns relatos esse bebe só uniu nossa familia ainda mais.Hoje o bebê tem um ano e meio, minha irmã faz 5 anos de namro com o pai da criança e vão se casar ano que vem!! É realmente preciso amar as pessoas como se não houvesse amanha, vc disse td!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. um bom blog, poderia melhorar, mas o tempo te ajudará! parabens
    to seguindo, segue la!
    abraços e paz

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, bem como pelas postagens interessantes ; ) Sucesso nesse projeto!

    Um abraço!

    S.Rïver
    Porto Velho/RO - Amazônia - BRASIL
    http://www.youtube.com/riuhpvh

    ResponderExcluir
  5. Fico muito triste qdo vejo a quantidade de jovens grávidas e mais ainda qdo fico sabendo quee engravidam para prender o namorado. Fico indignada com os pais que abandonam suas filhas, isso não é nada legal!
    Todos nós erramos e uma criança ñ é nenhum criem, pelo contrário.
    Bom, é isso.
    Vou te seguir pq gostei do post.
    Se puder me seguir tbm.
    www.meusilencioinfinito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pois é ,com certeza gravidez na adolescencia é um dos grandes problemas que temos hoje...:/



    Gostei do Blog e já tow seguindo....

    Segue o Meu tbm....

    http://doonada.blogspot.com/


    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS..

    Obrigada, pelos comentários, e pelo carinho..
    - Tambéem já estou seguindo os novos leitores.


    ----------------------------------------


    * Bem e esse caso de unir ou separar a família é bastante contraditório; conheço casos em que a mãe e a filha se uniram, como também se distanciaram.. Conheço casos, em que o casal continuou juntos e ainda estão por mais de 8/9 anos,como também conheço casos de que eles já estavam separados quando a adolescente descobriu a gravidez com praticamente 2 meses de gestação.. Conheço casos em que é a avó que cuida da neta, tanto que a menina chama a avó de mãe, e a mãe pelo nome como se fosse irmã mais velha ( e todas morando juntos).

    - Cada caso é um caso...
    - E só sabe como é, quem já passou.


    --------------------------------------------

    Enfim, obrigada e comenteem mais e mais..
    Beijinhos..

    ResponderExcluir
  8. Em dezembro farei 17 anos. Moro com minha mãe, a familia do meu pai nem me aceita, porque sou filha fora do casamento. Eles me rejeitam como se eu tivesse culpa de ter nascido assim, de uma traição.
    Namoro com um menino da mesma idade que eu há 2 anos e 3 meses. Um principe. Sempre me ajudou em tudo, noites que eu tive que passar no hospital ele estava lá, dias que eu nao queria sair enquanto toda a turma saia a noite ele vinha ficar comigo... Ele é o namorado que eu digo ser o do sonho de qualquer uma!
    Estou gravida de 1 mes, ele acabou de descobrir e esta mais feliz do que nunca. Nao imaginei que eu tambem estaria feliz demais, mas estou. Muito mais do que o normal.
    Nossa familia ainda nao sabe, mas minha mae vai descobrir, porque daqui tres dias é o aniversario dela, e eu ja comprei um sapatinho branquinho (coisa mais linda) pra colocar na cama dela, e quando ela acordar, já vai saber do que se trata.
    Amo minha mae acima de tudo, e nao quero que isso atrapalhe nosso relacionamento, sempre fomos muuito unidas. Acredito que minha gravidez vai ser uma bênção, e quero que realmente seja.
    O seu blog é muito bom! Parabéns.
    - Estou feliz, mas nao recomendo isso á adolescente alguma. Entendam!

    ResponderExcluir